terça-feira, 4 de junho de 2013


                           Experiência com a palavra escrita
Fui uma criança muito precoce, aprendi a ler e escrever muito cedo, fui matriculada no 1º ano como ouvinte aos 5 anos, porém me destaquei dos demais ganhando um prêmio de melhor aluna, onde ganhei meu primeiro livro "Cachinhos dourados", fui matriculada no 2° ano, não tendo nenhuma dificuldade em acompanhar os demais, meus pais sempre foram muito presente em minha vida.
Fiz Pós Graduação, na qual minha monografia teve como tema "Leitura", a importância de mostrar ao aluno, que através da leitura cria-se um horizonte a muitas expectativas, aumentando assim sua visão de mundo, onde se tornará um indivíduo desenvolto e como consequência não terá dificuldade na escrita.
Sempre em minhas aulas, como são seis aulas semanais, tiro uma na semana onde levo para a sala de aula vários tipos de leituras como: Contos, HQs, poesias, filmes, revistas Recreio ou outras revistas, na qual seleciono  matérias importantes e adequadas a cada ano ou série a ser trabalhada e discutida, o local de leitura também é alternado, sendo sala de aula, biblioteca, pátio, para que não fique tão monótono.
Trabalho também leitura de imagem ou HQs, onde aparecem somente a imagem e os alunos escrevem a  história e vice-versa, conto histórias a eles e eles ilustram o que foi contado por etapa, é uma atividade que gostam muito de fazer, costumo trabalhar individual, em dupla e em grupo, não tenho dificuldade na hora da leitura, sempre leio antes e em seguida divido o texto em partes, para que todos possam ler e participar,  tem o momento da dupla onde um lê para o outro, acho interessante ou quando eles contam um conto para classe, se caracterizam, fica bem divertido.
Gosto muito de trabalhar com poesia, música, onde eles começam a observar  os sentimentos que cada um produz, a forma de declamar, são experiência enriquecedoras, preparando-os para uma apresentação para a sala e posteriormente para a escola, esse contato é muito bom, ajuda a ficarem mais desenvoltos,  aumentando assim seu vocabulário. (Pro° Roserci - E.E. Padre Emílio Immoos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário